terça-feira, 20 de março de 2012

Amamentar pode ser fácil!

Desde que o Davi chegou, já tive altos e baixos, mas a pior parte em toda essa nova experiencia, pra mim, foi amamentar. Eu sei, eu sei, tudo é lindo! O olhar dele, o carinho dele, a troca, a intimidade... é um laço muito forte que se cria ao amamentar. Sem contar o mais importante, é o alimento essencial para o bebe, cheio de nutrientes que o são necessários para o crescimento, para proteção, para o desenvolvimento geral da criança! Por mais que exista tantos outros leites artificiais, o bom mesmo é o leite materno!
Mas quando a gente está gravida, a gente ouve muito esse lado da amamentação. Já o outro lado...
Quando o Pedro nasceu, o peito da Barbara "empedrou", ela sofreu muito! Segundo uma conversa que tivemos, "era uma dor tão forte, queria morrer! Nada se comparava, a dor da cesária, os rachados do bico... nada! Foram duas semanas de dor" (Ok, ela não usou essas palavras, mas ela, com certeza, foi muito mais exagerada que isso, acredite!), eu que estava gravida, já comecei morrer de medo.
Bom, quando o Davi nasceu, na hora que eu subi pro quarto, a enfermeira me perguntou se eu já tinha colostro, eu nem sabia mas já tinha. E adivinha? Comecei a morrer de medo do bendito leite descer e empedrar! Eu tinha tanto medo, que cada vez que o Davi vinha pro quarto, eu ficava tensa, tinha dores nas costas e pescoço. Mas diferente da Barbara, meu problema não foi esse, graças a Deus! Foram as fissuras no bico!
É importante, que ainda grávidas, a gente cuide para que num futuro (muito) próximo, nada te faça desistir!
Por que você vai desejar, e muito!
Existem no mercado, vários cremes, loções, pomadas para, ainda grávida, preparar a região. Eu usei no final da gestação, mas ainda assim foi muito difícil! Gente, como doía! Era uma coisa, dava até umas agulhadas nas costas, na barriga, não sei!
Quando eu ainda estava no hospital, eu ganhei uma pomada que era ótima a Millar (da Aché), mas já estava no final, eu usava, e apesar de parecer que estava melhorando, o Davi não sabia mamar! Fazia a pega errada, e isso fazia a cada mamada piorar os machucados. Cada vez que ele chorava de fome, eu chorava de dor!
Até meu paizinho lindo aparecer com Vitamina E em cápsulas, e um protetor de seio em gel, que me salvaram! ( Um Ginecologista amigo dele mandou ele me entregar!). Tudo bem que o Felipe ja tinha gastado horrores com pomadas novas (no plural!), bicos de silicone, conchas anti-empedramento, bomba tira-leite... Mas eu já tinha passado da pior parte! Até uma enfermeira foi em casa, me ensinar a faze( Sofri muito menos que a Bah, mas foi HORRIVEL!)
É importante beber bastante água enquanto se amamenta, mas isso, o nosso corpo nos lembra a cada mamada! Além da FOME, que pelo amor de Deus (Não sei como as pessoas emagrecem comendo tanto!). Mas hoje, eu AMO amamentar o Davi! De verdade, eu sempre tento tirar uma foto (nunca sai boa!). É ótimo saber que ele se sente seguro, que só eu posso fazer isso!

 


As pomadas que usei:

Millar, do laboratório Aché.
Diz a lenda que o valor sugerido é R$ 28,00, mas o Felipe pagou R$ 50,00.

Lansinoh, A famosa! 
O valor varia muito, de R$ 60,00 á R$ 86,00. 
O Felipe pagou R$ 63,00.














Lanidrat. 
Do laboratório Mantercorp.
Essa, eu ganhei em uma maternidade que visitei.
Pelo que pesquisei, o preço varia muito também, mas ainda assim é a mais barata, de R$30,00 á R$ 43,00.















O importante, no caso das pomadas, é que elas sejam de LANOLINA PURA, primeiro por que você não precisa limpar para o bebe mamar (quem está com o peito todo machucado, sabe o quanto isso é importante), segundo, por que a Lanolina 100% pura, ajuda na cicatrização.


Mamare.
Da Eurofarma.
Esse é o gelzinho que aliviava a dor do meu peito, que meu pai trouxe!
O valor médio é de R$ 43,00.


















O Mamare, funciona assim, você deixa ele na geladeira, enquanto o bebe está mamando, ele tem uma "tampinha" de plastico. Quando acabar, coloca ele nos seios, o alivio é imediato! Por que além de refrescar (Que a gente sabe, que o peito fica quente!, ele é um remédinho, que vai ajudar a cicatrizar! É bom, quando o peito está bem rachado!














Absorvente para seios
Johnsons.
Em média R$ 10,00, R$ 15,00 a caixa.

Eu uso até hoje! É muito importante, por que quando o bebe está em um peito, o outro, ciumento, começa a descer o leite, molhando toda a nossa roupa, e causando GRANDES vexames!
É claro que você pode usar de outra marca, que faça o mesmo trabalho!
















Os próximos três itens, eu não utilizei, mas podem ser importantes.

Bomba Tira-Leite.
Mercur.
O Felipe pagou uns R$19,00.

Na verdade eu até usei, mas não como o manual indicava, por que doía muito, onde já estava machucado.
Eu tirava o leite em excesso, pra não correr o risco de empedrar.














Concha de amamentação.
Nuk
Em média R$ 60,00.

Ela evita que o bico encoste no sutiã, causando mais rachaduras, além de ter um espaço, para que, quando o leite descer, ele não vazar na roupa. Eu não usei, mas se a Bah tivesse usado, talvez não tivesse tanta dor, pq ela evita que o peito empedre.



















Bico de silicone
Amamente
R$ 10,00 á R$ 15,00.

Para quem não tem bico ou tem bico invertido, o que não era o meu caso. Ajuda a virá-lo!
Ajuda tbm, quem já tem fissura, a não piorar, por não deixar o bebe ter contato direto com o bico.
Na verdade, eu tentei usar, mas meu bico já estava horrivel, saia sangue...
Doeu muito mais!